domingo, 7 de maio de 2017

Época de reprodução do Açor / Northern Goshawk (Accipiter gentilis) no Parque Natural de Sintra-Cascais.

Aqui fica um pequeno video com o chamamento de um Açor (Accipiter gentilis), num local próximo do ninho onde este ano está a nidificar, não deu para ver bem porque o ninho está bem disfarçado mas já deve ter sido utilizado pelo menos no ano passado.
Foi com grande entusiasmo que descobri mais um local de reprodução desta espécie, pois no ano passado não consegui detetar a nidificação com sucesso, este local é inacessível e ainda bem que assim é para não ter perturbações durante este período muito importante da sua vida e da sua sobrevivência no local.
Nesta fase a fauna tem grandes dificuldades em se reproduzir uma vez que a pressão humana é cada vez maior nesta parte do Parque Natural de Sintra-Cascais.
Aqui ficam umas fotografias de um local onde o Açor (Accipiter gentilis) depena as presas para as comer ou levar à fêmea que está no ninho a chocar ovos.
Espero que este ano corra bem a época de reprodução desta espécie pois a última vez que observei juvenis a sair do ninho foi no ano 2014 como se pode observar nesta mensagem: http://birdingcascais.blogspot.pt/2014/06/acor-northern-goshawk-accipiter.html
Tendo em conta que agora estamos no inicio da reprodução, e os dias de incubação podem ir de 35 a 42 só penso voltar ao local na primeira semana de Junho.