sábado, 5 de setembro de 2015

Nidificação do Peneireiro / Commom Kestrel (Falco tinnunculus) em Cascais.

Nos últimos anos tenho seguido alguns casais de Peneireiros (Falco tinnunculus) que nidificam nas arribas da Costa de Cascais inserida no Parque Natural de Sintra-Cascais. Nesta mensagem de 2014 podemos observar o acasalamento
http://birdingcascais.blogspot.pt/2014/04/nidificacao-do-peneireiro-commom.html
Nestas fotografias podemos observar uma fêmea a levar uma presa para uma cria que espera nas rochas junto ao local de nidificação, permanecendo no local vários dias após a saída do ninho.
Este ano no Bairro de N.Sª do Rosário nidificaram pelo menos três casais nos telhados dos edifícios mais altos. Estas pequenas aves de rapina cada vez têm menos locais naturais para nidificar, devido à pressão humana que cada ano que passa é maior.
Na costa de Cascais este ano observei dois casais a nidificar nas arribas, enquanto nos telhados observei pelo menos três casais, não sei se será uma tendência a seguir no futuro.
Nestas fotografias podemos observar os juvenis a descobrir o local depões de sairem do local de nidificação nem telhado, neste ninho apareceram quatro juvenis todos com bom aspeto.
Nesta fase podemos observar esta espécie na Duna da Cresmina  e nas arribas da costa de Cascais. Na duna já observei cinco indivíduo ao mesmo tempo a tentar apanhar alguma presa, ambos muito perto uns dos outros.
É muito interessante observar a sua técnica de caça, que passa mesmo por perseguir a presa nas areias ou mesmo dentro dos arbustos, mostrando ser bastante ágil na procura de alimento.