segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Sistema Dunar Guincho-Cresmina

O Cartaxo-comum (Saxicola torquatus) é uma espécie que podemos observar nesta fase do ano.
A Perdiz-comum (Alectoris rufa) encontrou neste Sistema Dunar o local ideal para nidificar. Estas fotografias são do final do mês de Maio.
Estas fotografias são deste mês e nelas podemos observar os indivíduos já com o tamanho adulto, não sei se serão os mesmos, mas é com satisfação que observo mais de cinco indivíduos no local.
Este Sistema Dunar para mim é um local fantástico do concelho de Cascais, a sua progressão tem sido bastante grande, nalguns casos já tapa por completo o passadiço colocado para fazer um passeio tranquilo pela duna desfrutando da paisagem, que é uma das mais bonitas de Portugal, assim como a sua biodiversidade.
Este sinal está ao longo do passadiço, mas ainda existem seres humanos que insitem em não o respeitar.
O Estorno (Ammophila arenaria) é uma das plantas mais importantes das dunas, porque permite a fixação das areias.
Escaravelho-da-areia é uma espécie que podemos observar ao longo do percurso.
 O mar do Guincho é muito procurado pelos amantes do Surf, Windsurf, Kitesurf etc.
O centro de interpretação do Sistema Dunar, está localizado no topo da duna com uma vista fantástica para o mar do Guincho e a Serra de Sintra. Atualmente está transformado numa cafetaria, a ideia até é interessante mas com esta transformação, o centro de interpretação ficou para segundo plano, tornando quase uma missão impossível  ler os painéis informativos.